sábado, 16 de setembro de 2017

Rum cubano

O quadro torto, quase caindo da parede,
O relógio velho já não faz tic tac,
A casca seca, no canto escuro, atrás do rack,
         [simbolizando o que já foi uma barata,
                       [assassinada pelo tédio,
O litro quebrado de rum cubano (que não
    [tomei), seus cacos ainda em cima da pia,
O cinzeiro com cigarros amassados, nunca
                                       [acesos,
O revólver na gaveta de meias, sem
          [munição, enferrujando minha memória,
Meus cabelos brancos insistem em manter
              [minha cara ainda mais decrépita,
Os dentes amarelados pelos cafés de uma
           [vida inteira de insônias e agonias,
              [transcendem o fígado calejado de                                                     [cachaça barato.

As feridas corroem o pé esquerdo:
- Maldita diabetes!
Os vermes alimentam-se das sobras de
            [comida deixadas na panela queimada,
               [em cima do fogão fragmentado-se
                                  [em ferrugem,
O cheiro forte do gás, ligado pelo demônio
                      [em minh'alma, já absorve
                 [o que me sobrou de raciocínio
O corpo enfraquece.

Um sorriso manchando interrogações,
Uma última música toca no amargo peito:

     "(...) Mas não tem revolta não
     Eu só quero que você se encontre
     Ter saudade até que é bom
     É melhor que caminhar vazio (...)"